- Área: 85 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Dirk Weiblen
-
Fabricantes: HAY
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetado pelo escritório de arquitetura Quarta & Armando (Q&A), o bar brasileiro Barraco usa materiais reutilizados, portas e janelas de edifícios demolidos em Xangai e objetos do jeito que foram encontrados para criar a atmosfera informal, desordenada e colorida das cidades tropicais.
Os tons neutros de concreto, madeira e pedras brancas no chão e nas paredes servem de pano de fundo para o caos controlado de plantas, luzes e balanços pendurados no teto, que se projetam de dentro para fora e em direção à rua.
Q&A trouxe a informalidade para o próprio processo de construção, criando uma grade estrutural de inclinação irregular e decidindo no local como organizar e instalar cada painel suspenso, cada porta e janela, um por um, depois de selecionar cada item cuidadosamente dos edifícios demolidos em torno de Xangai.
Na hora de fechar o bar, a última parte do teto em direção à rua pode ser fechada ao deslizar sobre as estruturas laterais de aço, tornando-se um fundo de madeira sólida para o logotipo colorido em concreto na entrada.
A natureza ambivalente dos materiais e texturas reflete a natureza dupla da função do local: os elementos internos mais silenciosos e menos iluminados proporcionam um refúgio silencioso para um café da tarde, enquanto o bar ao ar livre com cobertura se torna uma parte das ruas ativas de Xangai durante a noite.
As áreas de estar são organizadas de acordo com o mesmo princípio, com um conjunto de banquetas baixas móveis e cadeiras de praia no lado de fora sendo o único mobiliário além dos balanços de madeira pendurados ao redor do bar. Estes são combinados com um conjunto de confortáveis poltronas e banquetas altas que cercam uma mesa/porta que pode ser movida e puxada em direção ao teto para fornecer mais espaço durante uma festa ou evento maior.